Após 24h, incêndio em fábricas de Manaus ainda não foi controlado

Mais de 24 horas após o início do incêndio que atingiu duas fábricas no distrito industrial na zona leste de Manaus, as chamas ainda persistem. O fogo começou por volta do meio-dia dessa terça-feira (5), atingindo o galpão compartilhado pelas empresas Effa Motors e Valfilm da Amazônia. Segundo informações preliminares, o incêndio teria começado após faíscas de solda caírem sobre produtos químicos na linha de produção da Effa Motors.
Reforço no combate ao fogo
O diretor da Defesa Civil de Manaus, José Mendes, informou que devido a proporção do incêndio, outras fábricas do polo industrial foram acionadas para reforçar o combate às chamas.
“Eu estou pedindo apoio do polo industrial. Isso nós precisamos de apoio total a toda essa situação que aconteceu aqui. Está pegando fogo demais e só o bombeiro não dá conta. Tem que ter o apoio do industrial, tem que pedir o apoio das fábricas para dar o apoio para todos nós.”
De acordo com o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, coronel Borges, a situação ainda é considerada crítica, exigindo atenção constante das equipes de emergência.
“Até o momento nós estamos com incêndio confinado, mas não está controlado ainda. Está confinado. Nossos homens estão com 93 homens aqui trabalhando e 24 viaturas variadas, caminhões, picapes, ambulâncias. Estamos contando ainda com o apoio da empresa também. Estamos com nossos carros indo e vindo do comando geral trazendo a espuma e agora é muita água e muita espuma para fazer esse tipo de combate.”
Na manhã desta quarta-feira (6) o superintendente da Suframa Bosco Saraiva visitou o local e declarou apoio a reconstrução da unidade da Effa Motors que é considerada a única montadora de utilitários do polo industrial de Manaus.
Autoridade monitoram incêndio
As autoridades seguem monitorando o incêndio e os bombeiros devem continuar atuando nas próximas horas para controlar totalmente o fogo. Uma forte chuva atingiu a cidade durante esta tarde e ajudou a amenizar as chamas, mas não foi o suficiente para extingui-las.
Em nota divulgada nesta quarta-feira, a Effa Motors informou que ainda não é possível estimar os danos materiais causados pelo incêndio. A empresa destacou que as autoridades competentes acompanham a situação, adotando todos os procedimentos necessários para garantir a segurança e investigar as causas do ocorrido.
2:29
COMENTÁRIOS