Mais cinco pessoas morrem de fome na Faixa de Gaza nas últimas 24h

Cinco pessoas morreram de fome na Faixa de Gaza nas últimas 24 horas, informou neste sábado (26/7) o Ministério da Saúde local. No total, já são 127 mortos por não terem o que comer, sendo 85 crianças. No total, 57 palestinos morreram de ontem para hoje e 512 ficaram feridos.
O comissário geral da agência, Philippe Lazzarini, disse, em comunicado publicado nas redes sociais, que a fome que se alastra só pode ser revertida por meio de vontade política.
O atual sistema de distribuição não foi projetado para lidar com a crise, mas serve a objetivos militares e políticos. Segundo ele, somente a Agência da ONU tem o equivalente a seis mil caminhões de alimentos e assistência médica retidos no Egito e na Jordânia; mas é Israel que controla o acesso à ajuda humanitária, fora ou dentro de Gaza.
Antonio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), disse em discurso nessa sexta-feira (25/7) que, desde o final de maio, mais de mil palestinos foram mortos tentando conseguir comida – não em combate, mas “em desespero” pela fome. Ele afirmou ainda que “esta não é apenas uma crise humanitária. É uma crise moral que desafia a consciência global”.
1:28
COMENTÁRIOS