Descontos indevidos no INSS atingiram ao menos 3,2 milhões de pessoas

Mais de 3 milhões e 200 mil aposentados e pensionistas não reconheceram os descontos de associações em seus benefícios do INSS. O balanço, divulgado nesta sexta-feira (13), após um mês de consultas no sistema do Instituto, confirma que houve um alto número de descontos não autorizados, conforme apontado pela investigação da Polícia Federal.
O INSS ainda anunciou que a partir desta segunda-feira (16), vai encaminhar as respostas das associações para quem questionou os descontos realizados. Se as entidades alegarem que há documentos autorizando o desconto, o aposentado poderá manifestar se concorda ou não com a alegação da associação. O prazo de manifestação vai ser de 30 dias a partir da resposta da entidade.
Em entrevista à Voz do Brasil, nesta sexta-feira (13), o advogado-geral da União, Jorge Messias, disse que o governo já tem um calendário pronto de restituição dos valores descontados; mas precisa da decisão do STF para devolver os valores.
"Apresentamos a proposta do plano de pagamento, uma vez que esse plano seja validado com uma autorização do Supremo e o Supremo também nos autorize a expedir ali um crédito extraordinário, nós vamos ter a condição de apresentar um calendário de pagamento aos aposentados e pensionistas que já foram, buscaram o INSS, já apresentaram a contestação, que já tem a confirmação dos valores, inclusive com a correção monetária a ser ali integralmente ressarcido".
A AGU pede ao supremo a abertura de crédito extraordinário, e que esses recursos não entrem nos limites de gastos públicos. O governo ainda orienta os aposentados a não ingressarem na justiça, já que será feita a devolução dos valores para todos que foram lesados pelos descontos irregulares.

Economia Respostas das 43 associações contestadas serão encaminhadas pelo INSS Brasília 14/06/2025 - 14:11 Daniel Ito Isaia / Akemi Nitahara Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional Fraude contra o INSS AGU devolução de valores sábado, 14 Junho, 2025 - 14:11 2:31
COMENTÁRIOS