Seja bem-vindo
SANTOS DUMONT-MG,16/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Mostra Difusão de cinema credencia 320 pontos de exibição pelo Brasil

agenciabrasil.ebc.com.br
Mostra Difusão de cinema credencia 320 pontos de exibição pelo Brasil



Baixar


Cerca de 320 espaços culturais espalhados pelo Brasil começam a receber, a partir desta quinta-feira (15), a Mostra Difusão, uma ação que integra a 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos. 



Publicidade
Até 15 de junho, os locais credenciados previamente – como cineclubes, instituições educacionais, museus, bibliotecas, unidades socioeducativas e prisionais, CAPS e organizações da sociedade civil de todos os estados – exibirão os 12 filmes selecionados. As obras são curtas de ficção, documentário e animação dos estados de Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, que passeiam por temas sociais, históricos e contemporâneos que fomentam o debate sobre os direitos humanos. A programação é gratuita e conta com recursos de acessibilidade, como legendagem descritiva e tradução em Libras.



Um dos destaques da Mostra Difusão, fruto da parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Ministério da Cultura, é o expressivo número de novos participantes. Com isso, mais de 250 pontos de exibição foram credenciados, pela primeira vez, para receber a programação, atingindo um dos objetivos do evento, que é a democratização do acesso ao cinema. 



É o caso do Caraíva CineClube, um dos 20 locais no estado da Bahia que receberam os filmes para serem exibidos ao longo dos próximos 30 dias. O espaço, localizado no Distrito Caraíva, distante 70 km da cidade de Porto Seguro, é uma das muitas comunidades brasileiras com carência de salas de exibição para o audiovisual, como explica Alethea Costa, coordenadora do Cineclube:



"A gente não tem salas de cinema, né? Então, a possibilidade de eu poder trazer aqui para região filmes com essa temática de direitos humanos, que proporcionem para a comunidade local, sejam os moradores nativos ou os moradores residentes, a possibilidade de assistir filmes que tragam e trabalhem essa temática, para gente é super valioso", afirma.



No Piauí, o Memorial Esperança Garcia, que fica em Teresina, é um dos 10 pontos credenciados para receber a mostra. Para Antônia Aguiar, coordenadora da instituição que é referência e abriga vários projetos ligados à cultura negra piauiense, a exibição de filmes com a temática dos direitos humanos só enriquece a missão do Memorial junto ao público visitante.



"É muito importante estarmos neste roteiro também, de filmes, de exibição de filmes, na área dos direitos humanos. O Memorial, ele é uma instituição que é uma conquista. Na realidade, é uma ação afirmativa do movimento negro do Estado do Piauí", disse.



Todos os locais selecionados para a Mostra Difusão estão disponíveis no site do evento.



 



13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. Foto: Divulgação/MDHC


© Divulgação/MDHC


Direitos Humanos Ação integra a 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos Maranhão 15/05/2025 - 21:54 Bianca Paiva / Radioagência Madson Euler, da Rádio Nacional Mostra Difusão Mostra Cinema e Direitos Humanos quinta-feira, 15 Maio, 2025 - 21:54 3:17




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.