Polícia do RJ combate crimes cibernéticos contra crianças e jovens

Policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima do Rio de Janeiro estão nas ruas nesta quarta-feira (14) para combater crimes cibernéticos cometidos contra crianças e adolescentes. A ação faz parte da segunda fase da "Operação Adolescência Segura" e tem o objetivo de cumprir mandados de Internação Provisória contra adolescentes infratores em cinco estados.
A investigação teve início em fevereiro deste ano, quando agentes da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima localizaram os envolvidos de um atentado contra um morador de rua com uso de coquetéis molotov, que era transmitido ao vivo pela internet. A partir deste caso, descobriu-se que o crime não era um fato isolado.
O grupo realizava desafios e competições virtuais, sempre de crimes de ódio. A organização fazia manipulação psicológica e aliciamento de vítimas em idade escolar, com risco à integridade física e mental de crianças e adolescentes. Eles coagiam as vítimas a cometer automutilação ou atos violentos. Em alguns casos, havia invasões em dispositivos eletrônicos e roubo de dados e imagens, usados para ameaçar as vítimas.
Segundo os agentes, os integrantes do grupo, mesmo usando plataformas criptografadas, encerraram e abriram servidores para tentar despistar a Polícia Civil. A partir da perícia realizada em materiais apreendidos na primeira fase do monitoramento e do cruzamento de dados, foi possível deflagrar a ação desta quarta.
Os mandados são cumpridos em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, e São Paulo, com o apoio das policias civis desses estados e do Ciberlab da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Justiça Fase 2 da Operação Adolescência Segura cumpre mandados em 5 estados Rio de Janeiro 14/05/2025 - 16:35 Fábio Cerqueira / Raíssa Saraiva Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional Crime Cibernético criança e adolescente Adolescência Segura quarta-feira, 14 Maio, 2025 - 16:35 2:36
COMENTÁRIOS